Access – Caixa de combinação (ComboBox)

CaixaCombinacao

Esta é uma coletânea de exemplos sobre a Caixa de combinação.

Ela é acompanhada por uma Ajuda que dá as explicações básicas sobre a estrutura dos dados nas caixas de combinação e descreve suas principais propriedades.

Lista dos exemplos :

Versão 01 (02/03/2013)

  • Ajuda – Exemplo associado à Ajuda
  • Atualizar os itens da Caixa de combinação em tempo de execução
  • Caixas de combinação em cascata – Usando SQL
  • Caixas de combinação em cascata – Usando uma consulta
  • Filtrar dados em um formulário
  • Filtrar dados em um subformulário
  • Filtrar um campo númérico que tem vírgula
  • Filtrar uma data
  • Formatação – Evitando mostrar itens em branco na Caixa de combinação
  • Formatação – Expandir a lista ao entrar na Caixa de combinação
  • Formatação – Expandir a lista quando se passa o mouse sobre a Caixa de combinação
  • Formatação – Limpar o item selecionado na Caixa de combinação
  • Formatação – Mostrar lista de itens únicos na Caixa de combinação
  • Inserir (Todos) em uma Caixa de combinação
  • Inserir itens em uma Caixa de combinação
  • Inserir os itens de uma Caixa de combinação a partir de uma SQL
  • Preencher de campos do formulário a partir de uma Caixa de combinação
  • Selecionar o registro que coincide com o valor da Caixa de combinação
  • Selecionar registro em formulário – FindRecord

Esta é uma obra em aberto. Se nenhum dos exemplos resolve o seu caso, deixe um comentário descrevendo o seu problema. Se eu souber resolver e, na medida da minha disponibilidade, vou incorporando as soluções nas versões futuras.

BaixarZIPVeja os termos de uso na página Sobre

Sobre accessporexemplo
São Paulo - Brasil

10 Responses to Access – Caixa de combinação (ComboBox)

  1. Luiz Carlos says:

    Paulão, oba. Olha, tenho um problema em caixa de combinação onde inseri um hiperlink.
    Ocorre que a pesquisa repete dados.
    Temos como conversar por email?
    Aproveito pra parabenizar vc, cara. Brincadeira, vc atende á todos.

  2. Weder says:

    Excelente exemplo. Parabéns. Me ajudou d+!

  3. Amanda Pereira says:

    Muito obrigada mesmo, me ajudou muito. Há tempos procurava por dicas desse tipo. Enviei uma dúvida pelo SOBRE, se puder retornar agradeço muito. Abraços.

  4. Wilton Cezar says:

    Boa tarde,

    Não sei meu problema é de caixa de combinação, mas seria o seguinte:

    Tenho um formulário com varia caixas de combinação, onde os valores eu preenchi com OK e Ñ Ok dna propriedade “Origem da Linha”.

    Até ai tudo bem, porém oque preciso é que no onClick do botão incluir ele valide se todos as caixas estão preenchidas (com algum dos valores selecionados), se sim ele inclui o registro, se não ele seta o foco para o campo que não foi preenchido.

    Eu até consigo validar se está null ou não, mas não consigo fazer ele voltar o foco para o campo não preenchido.

    Teria como me ajudar?

    • Winton

      Por favor, mande uma resposta com o código que você usa para validar as caixas de combinação. Informe também se o botão está no formulário ou subformulário onde estão as caixas de combinação.

      Abraço

      Paulo

  5. José Mendes says:

    Olá,

    Preciso de quando a caixa de combinação não retornar dados que me mostre a indicação “sem registos”.

    Será que é possível?

    • José

      No evento que faz com que a caixa de combinação possa ter ou não registros, coloque a seguinte instrução:

      If Me.Combinação0.ListCount = 0 Then
      MsgBox “Combinação0 : Sem registros”
      End If

      Se você tem várias caixas de combinação nessa condição , vai aparecer uma mensagem para cada uma delas.

      Para evitar isso, você pode colocar uma etiqueta sobre cada caixa de combinação e usar a seguinte inatrução para cada uma delas:

      If Me.Combinação0.ListCount = 0 Then
      Me.Etiqueta0.Caption = “Sem registros”
      End If

      Abraço

      Paulo

  6. Clodeildes Lima Nunes says:

    Prezados; estou com um problema que parece insolúvel, tenho uma tabela e seu consequente formulário com quatro caixas de texto e 6 com imagens, fiz a caixa de combinação para que trouxessem todos os dados a partir de uma informação da chave primária que é o nome científico de plantas (não existem dois nomes iguais) mas; a combinação não permite os objetos OLE nem anexos ..Traz conjuntamente e organizados os textos, exceto as imagens. Alguém pode me ajudar?..

Deixe um comentário

