Menu em formulário V. 2 – Detalhes

Características

  • Permite criar um menu suspenso (dropdown) em um formulário.
  • A partir de uma opção do menu principal, podem ser abertos até dois sub-menus. O primeiro permite a abertura de um segundo sub-menu ou executar uma ação. O segundo permite apenas executar ações.
  • Os menus são abertos quando se passa o mouse sobre as opções. Isso faz com que tenha um comportamento semelhante aos menus de páginas da Internet e não aos menus que necessitam ser clicados.
  • Os sub-menus são formulários e por isso, neles podem ser adicionados quaisquer controles existentes na caixa de ferramentas, tais como caixas de combinação ; grupos de opção; imagens etc , o que dá uma versatilidade de uso não encontrada nos menus padrão do Access.  Esta característica permite também a definição do estilo dos menus, seja através do uso de cores ou ainda de imagens de fundo.
  • Permite configurar o estilo do destaque das opções do menu principal e dos submenus.
  • É possível criar quantos formulários forem necessários contendo menus .
  • O esquema de menus pode ser montado a partir da cópia dos modelos existentes no exemplo e alteração das características das suas opções.

Limitações

  • Esta versão foi criada para uso no Modo padrão : Formulário Simples
  • O formulário não pode ter o Seletor de registros aparente.
  • A largura dos sub-menus é fixa e determinada no momento de construção.
  • Formulários contendo o menu, abertos a partir de outro formulário contendo o menu, devem ser abertos como janela restrita.
  • Movimentos muito rápidos sobre os menus podem causar comportamentos indesejáveis.

Possíveis perguntas

É possível colocar o menu principal no cabeçalho do formulário ?

R.: Não.

É possível usar o menu com formulários contínuos ?

R.: Não.

É possível superar a limitação acima ?

R. : Sim. Coloque um subformulário no formulário que tem o menu e nele carregue o seu formulário contínuo. Não vai ser um formulário contínuo de verdade, mas vai ficar parecido.

Custo x benefício

Embora seja visualmente agradável e apresente a possibilidade de incorporar funções não existentes nos menus convencionais do Access, se você não tiver que usar um número razoável de opções que necessitem de hierarquia, acredito que o custo x benefício possa não ser favorável.

Principalmente em função do tempo necessário para aprender como criar um menu pela primeira vez, pois há uma série de detalhes de construção que devem ser respeitados para que ele funcione adequadamente.

Depois que se constroi o primeiro, as coisas são relativamente fáceis, mas até chegar aí, leva algum tempo e esforço.

Pense nisso !

Versão Beta 2.0

Quem escreve o código conhece os pontos fracos de seus programas e até inconscientemente os evita. Isso esconde potenciais erros que só aparecem quando outras pessoas usam o programa.

Especialmente neste programa que mistura elementos gráficos, uso do mouse e depende do modo como cada um interage com ele.

No entanto, com as limitações apontadas e tendo os cuidados de formatação adequados, ele parece funcionar adequadamente.

Mas, como o inusitado é inusitado, o exemplo é apresentado com versão Beta.

Versão Beta (Wikipédia)

A versão beta é a versão de um produto (geralmente software) que ainda se encontra em fase de desenvolvimento e testes. No entanto, esses produtos muitas vezes são popularizados bem antes de sair a versão final.

Na prática, sempre que um programa é lançado em versão Beta, significa que o próprio desenvolvedor (quem fez o programa) admite que o programa ainda não está pronto e pode ter problemas, porém já está em um nível decente para a utilização, mesmo que sem nenhuma garantia.

A ideia é usada há muito tempo na computação, com as versões beta e alfa (as alfa são ainda mais inacabadas e geralmente lançadas em caráter meramente experimental) os usuários podem experimentar e testar características novas e detalhes das novas versões, enquanto os desenvolvedores recebem informações valiosas sobre como o novo produto (nova versão) deve ser melhorado, já que as pessoas que usaram aquela versão de testes podem apontar facilmente o que gostaram e não gostaram ou dá uma opinião sobre o que pode ser mudado.

Desenvolvido na versão 2000 do Access em português

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: