Navegador para internet

Este navegador foi construído como parte de um outro programa que estou desenvolvendo para poder obter e sistematizar  informações da internet que serão acrescentadas a este site.

Na navegação na internet é comum que links do próprio site sejam abertos na mesma janela e links externos sejam abertos em novas janelas.

Para atender ao meu objetivo, eu necessitava que todos os links fossem abertos na própria janela do navegador.

No entanto,  o controle ActiveX ( “Navegador da Web da Microsoft”)  responsável pela navegação tem como método padrão abrir links direcionados para novas páginas através do Internet Explorer.  Em decorrência disso foi necessário alterar o comportamento padrão para que todas as páginas fossem abertas no próprio navegador.

Na maioria dos navegadores  quando se passa o mouse sobre um link, o seu endereço é mostrado na barra de status.  No ActiveX o procedimento “StatusTextChange”  é que indica o endereço do link sobre o qual o mouse está ,  enquanto que o procedimento “NewWindow2”  é o responsável pela abertura da página desse link em uma nova janela.

No exemplo , foram adicionadas instruções que modificam o comportamento do ActiveX da seguinte maneira:

Em  “StatusTextChange” o endereço do link é passado para uma variável do tipo private e no procedimento  “NewWindow2” é criada uma segunda instância do formulário e o endereço do link da variável é aberto nessa segunda instância ao invés de ser aberto o Internet Explorer. Para maiores detalhes, verifique o código  comentado.

Arquitetura

Para construir o navegador você deve acrescentar  o controle ActiveX  “Navegador da Web da Microsoft” a um formulário. Para selecioná-lo, abra a Caixa de ferramentas e selecione “Mais controles” (é o último botão à direita e abaixo).  Selecione o ActiveX  na lista e coloque no formulário. Procure dimensionar o objeto no seu tamanho definitivo pois após inserido no formulário, aparentemente não é possível redimensioná-lo.

Para ter acesso a todos os procedimentos de evento do controle, com o formulário no modo estrutura,  selecione o controle ActiveX e  abra a caixa de propriedades . Inicie um procedimento de evento qualquer. Na janela do Visual Basic,  clique na caixa de combinação “Declaração” e serão mostrados todos os procedimentos disponíveis para o controle.

Quem já tentou mexer com controles ActiveX no Access sabe que sempre há encrencas pela frente.  O “Navegador da Web da Microsoft” não é excessão  ! !

Problemas que eu pude detectar e não sei como resolver !

1) É comum ocorrerem erros de script (provavelmente java)
2) No Gmail não é possível abrir um parágrafo no texto da mensagem.
3) É lento no carregamento de páginas mais complexas.
Se você usá-lo e descobrir mais algum , por favor, deixe um comentário nesta página

Referências

1) Exemplos : Site 1 Site 2

2) Lista de instruções para os principais procedimentos : Site 1 Site 2 Site 3 Site 4 (em português)

3) Como manipular múltiplas instâncias de um formulário . Pode ser útil para entender como o procedimento NewWindow2 funciona.

4) O código para forçar a página a ser aberta com o navegador do Access e não com o Internet Explorer :  Site 1 Site 2 Site 3

5) Tutoriais de construção do navegador :  Site 1 Site 2

6) Referências MSDN

Reusing the WebBrowser Control

Reference for Visual Basic Developers

O navegador tem as funções básicas necessárias e a possibilidade de alternar para a navegação através do Internet Explorer (versão 8).
Veja os termos de uso na página Sobre
Anúncios

2 Responses to Navegador para internet

  1. Este exemplo me foi muito útil, pois estava procurando e não havia localizado. Peço permissão para utiliza-lo na aplicação que estou desenvolvendo, irei manter os créditos e o link (Access por exemplo), contido na imagem. Muito Obrigado, e desejo sucessos a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: